Como transferir seus investimentos do Nubank para outra corretora (STVM)
Passo a passo:

1. Tenha conta aberta na nova corretora
Antes de tudo, você precisa ter uma conta ativa na corretora para a qual deseja transferir seus ativos.
2. Solicite o formulário STVM à nova corretora
Entre em contato com a nova instituição e solicite o modelo de STVM (Solicitação de Transferência de Valores Mobiliários) que deverá ser preenchido com os dados dos ativos e das instituições envolvidas.
3. Preencha o STVM com os seguintes dados:
A. Identificação do Cedente (Nubank Corretora)
- Nome/Razão Social do Investidor Cedente: seu nome completo;
- CPF/CNPJ: seu CPF (ou CNPJ, se for conta jurídica);
- Endereço: seu endereço residencial;
- Instituição – Agente de Custódia:
NU FINANCEIRA S.A.
- Código do Investidor: disponível no app Nubank ou no extrato de custódia.
B. Identificação do Cessionário (Nova corretora)
- Nome/Razão Social do Investidor Cessionário: novamente seu nome;
- CPF/CNPJ: seu CPF;
- Instituição – Agente de Custódia: nome da nova corretora;
- Código do Investidor: seu código de cliente na nova corretora;
- Pessoa vinculada: marque “Sim” se você trabalha na corretora destino, ou “Não” se não for o caso.
C. Tabela de Ativos
- Ativo: código de negociação do ativo (ex: PETR4, IVVB11);
- Tipo: selecione o tipo (ações ON, PN, cotas, fundos, etc.);
- Quantidade: número de ativos a serem transferidos;
- Valor: posição financeira (pode deixar em branco se renda variável).
D. Motivo da Transferência
- Marque a opção:
15 – Mesma titularidade em outra instituição
.
E. Local e Data
- Preencha com sua cidade e a data de preenchimento.
4. Assine o formulário STVM
Assine no campo “Assinatura do Investidor Cedente/ Representante Legal” com a mesma assinatura do seu documento de identificação.
Em seguida, digitalize o formulário assinado junto com uma cópia legível e atualizada de um documento oficial de identificação com foto e CPF. São aceitos:
- RG emitido há menos de 10 anos;
- CNH dentro da validade;
- Documento profissional de classe (válido);
- RNE (para estrangeiros).
5. Digitalize o formulário + documentos
Escaneie:
- O formulário STVM assinado;
- Um documento de identidade com foto e CPF, válido e legível (RG, CNH ou RNE).
6. Envie para a nova corretora
Encaminhe tudo por e-mail ou via plataforma da nova corretora. Ela será responsável por iniciar o processo junto ao Nubank e à B3.
Observação:
- O Nubank ainda não disponibiliza envio direto pelo app. Toda movimentação é feita via solicitação externa pela corretora destino.
- O prazo pode variar, mas normalmente o processo leva de 3 a 5 dias úteis.
Importante
É permitido assinatura digital certificada, próprio site do gov.br oferece, para assinatura do termo de verificação. Todavia, ainda é necessário enviar um documento de identificação válido.
Se você permanecer com dúvidas ou quiser uma consultoria de investimentos para proteger e ter rendimentos no seu patrimônio, fale com um de nossos consultores pelo site: www.musacapital.com.br no botão de “fale conosco“.

Gustavo Chazan
Estudante de Economia na UFRGS e SDR da Musa Capital