Na última Quarta-feira, aconteceu a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em que manteve a Taxa Selic em 13,75% ao ano. A partir desse fato, decidimos produzir esse artigo para explicarmos o que é a Taxa Selic e como ela influencia nossa vida.
O que é a Taxa Selic?
Em primeiro plano, a Taxa Selic é a taxa básica de juros da nossa economia. Assim sendo, qualquer tendência de alteração da Taxa Selic impactará todas as taxas praticadas no país, ou seja, haverá uma alteração na taxa comercializada nos empréstimos e nas aplicações financeiras.
Além disso, a Selic é a taxa, na qual o governo se baseia para remunerar os compradores de suas dívidas. Um exemplo disso, é o Tesouro Selic e o Tesouro Prefixado, em que qualquer alteração impacta diretamente os investimentos feitos nesses títulos.
Definida a cada 45 dias por meio do Comitê de Política Monetária (Copom), a Taxa Selic é o principal mecanismo de política monetária para controlar a inflação e promover o consumo.
Qual o impacto da Selic?
Como foi dito anteriormente, a Selic influencia o custo dos empréstimos realizados pelas Instituições Financeiras. Dessa forma, quando há um aumento da Taxa Selic, os empréstimos se tornam mais caros para os credores, assim os Bancos correm riscos de sofrerem com inadimplência. Ou seja, caso você decida comprar um carro recorrendo ao financiamento, certamente as parcelas dos financiamentos serão mais caras caso a Selic esteja alta.
Além disso, a Taxa Selic influencia as aplicações financeiras feitas por investidores tanto na renda fixa quanto na renda variável. Quando a Selic está alta, as aplicações de renda fixa se tornam mais atrativas, visto que o risco que uma aplicação de Renda fixa é menor do que uma aplicação em Renda Variável. Paralelo a isso, como explicado anteriormente o custo do empréstimo se torna mais caro, assim as empresas encontram dificuldades em realizar novos projetos, pois o Custo de Capital em muitos casos é maior que a Selic, o que torna o investimento menos atrativo.
Outro fator muito importante, a Taxa Selic influencia a Taxa de Câmbio no país. Quando a Selic está em um patamar elevado, o Brasil se torna um país interessante para os investidores estrangeiros, dado que investimentos atrelados à taxa juros se tornam mais atrativos . Devido a isso, ocorre um aumento na oferta de dólares no Brasil, assim o real se valoriza frente a moeda americana.
Por fim, uma das principais funções da Taxa Selic é o controle da Inflação. O Copom a cada reunião analisa o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para tomar uma decisão sobre o rumo da Selic. Quando a Selic está em patamares elevados, o objetivo é conter a demanda por bens e serviços, assim controlando a inflação.
CONCLUSÃO
A Taxa Selic é o principal mecanismo para definir a política monetária do país, sendo expansionista ou contracionista. Portanto, qualquer perspectiva de alteração da Selic é o reflexo de perspectivas futuras para nossa economia, logo afetando nosso dia a dia.
Resumo gráfico:

Aqui na Musa somos consultores financeiros independentes, regulados pela CVM. Temos um time de profissionais qualificados e parceiros estratégicos altamente capazes. Estaremos ao seu lado prestando uma consultoria independente, livre de conflitos de interesse, comissões e taxas escondidas.
Antônio Menger

Estagiário de BackOffice e aluno de Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).