BLOG MUSA CAPITAL

O segredo que os bancos e as corretoras escondem de você

O mercado financeiro possui alguns segredos que a grande maioria dos investidores desconhece, principalmente os iniciantes. Na newsletter de hoje resolvemos dividir um desses segredos com você.

Milton Friedman, renomado economista monetarista da escola de Chicago utilizou a frase “there is no such a thing as a free lunch” – não existe almoço grátis – no que definiu como o mito do almoço grátis. Na época, Friedman a usou para mostrar que as políticas feitas pelo governo não são gratuitas – como muitos acreditam – e sim custeadas pela população e empresas através dos impostos.

No mercado financeiro não existe almoço grátis. Mesmo investindo através de bancos e corretoras “gratuitas” o investidor está pagando pelos serviços através de comissões e taxas escondidas. Esse é o segredo que o gerente, corretora e assessor não querem que você saiba!

Mas como isso ocorre?

Spread Escondido

O spread é a diferença entre a rentabilidade de um título de renda fixa, como CDBs, LCIs e LCAs. Por exemplo:

  • Determinado banco emite um CDB com rentabilidade de 14% a.a. – neste caso, 14% é a rentabilidade real do título.
  • Esse CDB na plataforma das corretoras é disponibilizado com rentabilidade de 13,70% a.a. – spread de 0,3% a.a.
  • Esse mesmo CDB nos bancões é disponibilizado com rentabilidade de 12,60% a.a. – spread de 1,40% a.a.

Mesmo que você escolha e invista neste ativo por conta própria, o banco e a corretora estão mordendo uma parcela da sua rentabilidade como comissão através do spread. Você não vê isso, não há uma transparência em relação a esse spread, mas acredite, ele está lá.

Rebates

Os rebates são uma parcela da taxa de administração dos fundos de investimentos que são pagos aos bancos e corretoras. Por exemplo:

  • Fundo de Ações que cobra 2% a.a. de taxa de administração e possui rebate de 0,5% a.a.

Caso você invista nesse fundo, estará pagando 1,5% a.a. de taxa de administração aos gestores do fundo pelo trabalho de gestão do fundo, e 0,5% a.a. em comissão para o banco/gerente/corretora/assessor por ter “comercializado” o produto até você. Mesmo que você escolha o fundo por conta própria, pagará da mesma forma. Na plataforma da corretora a taxa que aparece a você é a taxa cheia.

Custo de oportunidade

O conflito de interesses que existe entre o modelo comissionado para o modelo de taxa única é evidente. Não temos nada contra a questão da remuneração dos profissionais que ajudam os clientes a investir, de fato, estão prestando um serviço e devem ser remunerados, mas por que não fazer isso com transparência? Você sabia que, na maior parte dos casos, os produtos que mais dão comissão são os que têm menos rentabilidade? Além da baixa rentabilidade que os profissionais que são representantes de bancos e corretoras oferecem recomendando maus produtos, você também deixa uma parcela do seu dinheiro nessas formas de comissão, e o pior, acreditando que o serviço é gratuito. Esses custos funcionam como um detrator da sua liberdade financeira no longo prazo.

Transparência e Qualidade

Ao investir com o acompanhamento de um consultor da Musa Capital você tem uma rentabilidade superior à média do mercado e sabe exatamente quanto está pagando pelos serviços prestados. Aqui o almoço também não é grátis, mas com certeza é de melhor qualidade e com muito mais transparência.

Nosso modelo de negócio em parceria com as corretoras nos permite eliminar as comissões e mesmo que você pague alguma comissão, receberá o valor integral na forma de cashback. Ou seja, você conta com a ajuda de um profissional, segue uma estratégia sólida e alinhada com seu perfil, tem uma rentabilidade superior ao mercado, paga uma taxa fixa de administração totalmente transparente e ainda recebe o dinheiro de comissões direto na conta.

Veja o exemplo de uma mesmo ativo no modelo comissionado:

Na coluna taxa vemos que a rentabilidade oferecida é de 99% do CDI, e a comissão, na aba ROA, é de 2,50% do CDI. Ou seja, o banco/gerente/corretora/assessor está ficando com aquela parcela sem o cliente ver.

Agora veja no nosso caso, como não recebemos comissão, selecionamos a maior rentabilidade para o nosso cliente:

Dessa forma, no mesmo título, nosso cliente obtém uma rentabilidade maior, como pode ser visto na aba Taxa. E os 0,50% do CDI na aba ROA, que seria a comissão envolvida, é creditado na conta do cliente como cashback após a aplicação. Tudo isso de forma totalmente transparente.

E agora apresentamos um grande questionamento:

  • Seu gerente te explicou esse pequeno detalhe durante aquele cafezinho no banco?
  • Seu assessor te contou se escolhe a maior rentabilidade disponível quando te recomenda um ativo?
  • Ah mas e se eu invisto por conta própria? A única rentabilidade disponível no seu acesso por conta junto ao banco/corretora será, sempre, a mais baixa disponível.

Se não sabia disso e acha que está na hora de ter uma carteira de investimentos mais rentável, contando com a ajuda de um profissional ao seu lado de forma totalmente transparente, entre em contato conosco, teremos a enorme satisfação de lhe apresentar um modelo de consultoria de investimentos independente, transparente, com cashback de comissões e totalmente customizado.


Gustavo Machado, CNPI

Consultor autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e analista de investimentos certificado pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais (Apimec). Possui mais de 8 anos de experiência no mercado financeiro. Bacharel em Economia e mestrando pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), alumni da Foundation for Economic Education (FEE) e da Cato University: College of Economics.

Aqui na MUSA somos consultores financeiros independentes, regulados pela CVM. Temos um time de profissionais qualificados e parceiros estratégicos altamente capazes e, estaremos ao seu lado prestando uma consultoria independente, livres de conflitos de interesse, comissões e taxas escondidas. Afinal, pra gente, a sua liberdade financeira é o nosso legado.

Compartilhe nas mídias

Mais conteúdos para você:

Todos os direitos reservados © 2024. A Musa Capital inscrita no CNPJ 456.702.74/0001-26, é uma empresa habilitada e autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a atuar como Consultoria de Investimentos. Matriz: Avenida Taquara, 183 Salas 703 e 704 – Bairro Petrópolis – CEP 90460210 – Porto Alegre – RS

Preencha o Formulário e baixe o material

Ao clicar em enviar você concorda com a nossa política de privacidade e concorda em ser contatado por um profissional da Musa Capital.