BLOG MUSA CAPITAL

Quais os riscos de investir em previdência privada? Proteja seu futuro!

Caso você queira conferir o conteúdo completo:

Antes de tudo, precisamos ter em mente que todo e qualquer investimento oferece riscos, e com a previdência privada não será diferente!!

Para compreender os riscos da Previdência Privada dividiremos essa análise em duas partes, a primeira, apresentando os riscos relativos á fase de acumulação patrimonial, e a segunda, com os riscos da fase de aposentadoria, de viver de renda!!

Riscos na Fase de Acumulação de Patrimônio:

A fase de acumulação compreende o período entre os 20 anos e os 60 anos, mais ou menos, momento em que estamos focados em acumular patrimônio e capital, para desfrutar de uma aposentadoria mais tranquila!!

Um dos principais riscos nesse período é a escolha do modelo INCORRETO. No momento da contratação de um plano, você precisa escolher entre VGBL ou PGBL, essa escolha é muito importante, pois ela está diretamente relacionada com o seu trabalho, e a sua fonte de renda!

VGBL X PGBL

O modelo VGBL é indicado para aquele que tem uma renda baixa na pessoa física, ou seja, alguém que recebe a maior parte de seus rendimentos em via distribuição de lucros, como profissionais liberais, médicos, empresários. O VGBL costuma a ser mais indicado para essas pessoas pois o imposto de renda é cobrado apenas sobre os rendimentos acumulados, e não sobre o valor total do resgate. Para profissionais autônomos e PJs, que muitas vezes não têm acesso a deduções fiscais significativas do imposto de renda, o VGBL pode ser mais vantajoso pois não exige que o valor investido seja declarado como dedução no IR. Além disso, Profissionais autônomos e PJs muitas vezes têm uma renda variável ou múltiplas fontes de receita, o que pode complicar a declaração de imposto de renda. O VGBL é mais simples em termos de declaração, pois não impacta diretamente a base de cálculo do IR no momento da contribuição, apenas nos rendimentos ao resgatar.

Já o PGBL, é indicado àqueles que tem uma renda alta na pessoa física, concursados, estatutários, e celetistas, por exemplo, pois as contribuições feitas para o plano de previdência reduzem a base de cálculo do Imposto de Renda, fazendo com que o investidor tenha um ganho fiscal a cada ano. Vale destacar que o PGBL cobrará imposto sob a contribuição + o rendimento.

Assim, se você escolhe um regime inadequado, você poderá acabar pagando mais tributos e sem gozar dos benefícios que o regime correto lhe traria!

Taxas e Custos

Outro ponto importante que devemos estar atentos nessa fase é a questão das taxas e custos da seguradora, e do fundo que você está pensando em investir. Para fins de esclarecimento, vale ressaltar que na contratação de um plano de previdência, há no mínimo 3 partes envolvidas:

  1. Seguradora
  2. Gestora
  3. Profissional (mesmo que você tenha contratado o plano por conta própria)

Quando você contrata um plano que tem altas taxas, as partes envolvidas acabam tendo, consequentemente, uma alta remuneração também, podendo prejudicar o retorno do plano contratado, São duas taxas que você deve conhecer para poder comparar com outras seguradoras/outras gestoras e outros planos:

  1. Taxa de administração
  2. Taxa de carregamento

Além disso, há também o risco de que o Fundo não consiga superar o benchmark que se propõe, como por exemplo o CDI, que sentido faz você pagar uma taxa de administração em um plano que sequer cumpre o que se propõe, comprometendo o seu retorno, é necessário estar ciente que casos como esse não são raros, conforme mostra nosso especialista no vídeo!

Riscos na fase de Aposentadoria (viver de renda)

Após os anos de contribuição e de aportes, é chegado o momento de finalmente usufruir conforme você se programou durante a fase de acumulação, um dos principais riscos relacionados nessa etapa é o risco da Instituição.

Risco da Instituição

Você está muito mais exposto ao risco da Instituição na fase de viver de renda! Mas por que? Na sua fase de acumulação, se você constatar que a seguradora está com algum problema financeiro, você simplesmente pode pedir a portabilidade e sair daquela seguradora, contudo, ao chegar na fase de aposentadoria, com um patrimônio acumulado, e você delega a instituição a administração desse patrimônio em troca de uma renda mensal, à la INSS, nesse caso, se a seguradora venha a ter algum problema financeiro, você poderá ter algum tipo de prejuízo.

Sendo assim, caso o seu planejamento seja o descrito acima, uma análise mais aprofundada e detalhada sob a seguradora é de extrema importância.

Em resumo, entender os riscos associados à previdência privada e fazer escolhas informadas são passos fundamentais para garantir uma aposentadoria tranquila e financeiramente segura. Avaliar cuidadosamente o modelo de plano, as taxas envolvidas e a solidez da instituição são medidas que podem fazer a diferença no sucesso do planejamento financeiro de longo prazo.

Aqui na MUSA somos consultores financeiros independentes, regulados pela CVM. Temos um time de profissionais qualificados e parceiros estratégicos altamente capazes e, estaremos ao seu lado prestando uma consultoria independente, livres de conflitos de interesse, comissões e taxas escondidas. Afinal, pra gente, a sua liberdade financeira é o nosso legado.

Aqui na MUSA somos consultores financeiros independentes, regulados pela CVM. Temos um time de profissionais qualificados e parceiros estratégicos altamente capazes e, estaremos ao seu lado prestando uma consultoria independente, livres de conflitos de interesse, comissões e taxas escondidas. Afinal, pra gente, a sua liberdade financeira é o nosso legado.

Compartilhe nas mídias

Mais conteúdos para você:

Todos os direitos reservados © 2024. A Musa Capital inscrita no CNPJ 456.702.74/0001-26, é uma empresa habilitada e autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a atuar como Consultoria de Investimentos. Matriz: Avenida Taquara, 183 Salas 703 e 704 – Bairro Petrópolis – CEP 90460210 – Porto Alegre – RS

Preencha o Formulário e baixe o material

Ao clicar em enviar você concorda com a nossa política de privacidade e concorda em ser contatado por um profissional da Musa Capital.