O mercado de gestão patrimonial no Brasil tem mudado de forma acelerada nos últimos anos. Mercado que sempre foi dominado pelos grandes bancos, e depois pelas assessorias das corretoras, agora vê o forte crescimento das consultorias de investimento independentes. A evolução do mercado para o modelo fee-based (livre de comissionamentos escondidos) , está cada vez mais em destaque, assim como já ocorre nos EUA e na Europa. Vamos falar um pouco mais sobre esse tema.
Modelos de Gestão Patrimonial no Brasil
No cenário atual em que vivemos, existem 3 principais modelos para que você possa ter acesso a uma solução de gestão patrimonial, considerando primeiramente seus investimentos, mas também seu patrimônio como um todo. São eles:
1) Modelo 1.0 – Bancos/Gerentes
2) Modelo 2.0 – Corretoras/Assessoria
3) Modelo 3.0 – Consultorias Independentes

Em suma, os modelos 1.0 e 2.0, ainda dominam o mercado brasileiro, devido a força das instituições e tradição no país…infelizmente nesses modelos existe um grande problema, o famoso “Conflito de Interesses”, visto que os profissionais são remunerados pela venda de produtos financeiros a seus clientes. E, pasmem, os piores produtos financeiros, são aqueles que mais geram comissionamento para os profissionais.
Além disso, devido ao volume de clientes que estão nessas estruturas, a falta de qualidade é evidente. Vale destacar que não estamos criticando os profissionais, mas sim o modelo no qual os mesmos estão inseridos, que infelizmente, em nossa visão é ineficiente e ruim para a maioria dos clientes.
Mas, também já existe no mercado brasileiro, as Consultorias Independentes, que atuam, como o próprio nome diz, de forma independente dos Bancos e das Corretoras. Nesse caso, o modelo feebased entra em cena, o que permite eliminar os conflitos de interesse e proporcionar um serviço verdadeiramente personalizado e alinhado aos objetivos dos clientes. No fee-based os profissionais são remunerados apenas pelos seus clientes, trabalham e prestam contas para seus clientes e não para as instituições financeiras.
Como funciona em outros países?
Costumamos falar que o Brasil replica os movimentos dos Estados Unidos e Europa, com 15 a 20 anos de atraso…e isso também está sendo percebido no mercado financeiro, mais especificamente no mercado de Gestão de Patrimônio.

(Fonte do Gráfico: Aite Group).
Veja que em diversos países desenvolvidos, o modelo comission based, é proibido ou apresentam regras rígidas. No Brasil, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), por meio da resolução 179, atribuiu novas regras, para aumentar a transparência do investidor:
“O maior destaque da Resolução 179 é a exigência de transparência sobre as remunerações praticadas. A assessoria de investimento deverá divulgar informações qualitativas e quantitativas sobre formas e arranjos remuneratórios e potenciais conflitos de interesse aos investidores. Tais informações deverão estar disponíveis no site do escritório, para que os investidores possam acessá-las antes da tomada de decisão de investimento.” (Valor Investe)
Esse movimento de regulação do comission based também já ocorreu em outros países…e veja como foram os impactos:


EUA e Reino Unido – após adotar a regulação de transparência dos assessores. (Fonte: Teva Indíces)
Quais os benefícios de ter um Consultor Independente?
Quando você está inserido no modelo fee-based, utilizado na Consultoria de Investimentos (assim como atuamos na Musa Capital), você passa a ter transparência, alinhamento de interesses e eficiência. O modelo que cobra uma taxa fixa ou uma porcentagem do patrimônio do cliente, oferece diversos benefícios práticos que tornam a gestão de investimentos mais eficaz e justa, vamos citar alguns deles:
1) Melhores taxas nos investimentos de Renda Fixa dos clientes;
2) Fim dos spreads e taxas escondidas;
3) Carteira livre de produtos ruins (COEs, Carteiras Automatizadas, etc);
4) Visão holística do patrimônio do cliente;
5) Independência;
6) Alinhamento de interesses entre clientes e profissionais.
Gestão de Patrimônio – Musa Capital
Na Musa Capital, atuamos sempre buscando uma visão completa dos nossos clientes. O trabalho inícia na gestão de investimentos, mas engloba outras áreas como planejamento de aposentadoria, gestão de riscos, crédito, câmbio, planejamento sucessório, entre outros…
Sempre de forma personalizada e adaptando as estruturas aos clientes, suas famílias e realidades.

(Fonte: Elaboração Musa Capital)
Cada cliente é único, por isso seu planejamento também deve ser. Mudamos a abordagem tradicional de planejamento financeiro e criamos um atendimento completo que visa enriquecer sua vida – agora e no futuro. Uma nova forma de planejar sua vida pessoal.