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Resumo Comentado: Gestão de Alta Performance

O livro Gestão de Alta Performance escrito por Andrew S. Grove é um guia prático para líderes e gestores que desejam melhorar a eficácia e a eficiência de suas empresas e seus times. O livro publicado originalmente em 1983, ainda permanece muito atual. Grove foi CEO da Intel entre 1987 a 1998 e foi reconhecido por sua liderança decisiva e por compartilhar as práticas de gestão apresentadas na obra que são utilizadas, estudadas e admiradas até hoje.

A Gestão como Processo de Transformação

O autor aborda a gestão com a precisão de um engenheiro. Ele descreve o trabalho do gestor como um processo de transformar insumos (informações, matéria-prima ou trabalho) em produtos finais (outputs: produtos, serviços ou decisões) de maneira extremamente eficiente. Segundo ele, o resultado ou output é a métrica mais importante para avaliar o desempenho de um gestor e que todas as atividades e tarefas devem ser orientadas para maximizar o resultado final: “é melhor avaliar um vendedor com base nas vendas que ele fecha (output) do que com base nos telefonemas ou nas visitas que ele faz (atividades).” Nesse sentido, o que importa é o resultado final e tudo que não melhora de forma significativa esse “output” deveria ser revisto.

A Liderança pelo Exemplo

No que diz respeito a líderes e o seu papel, ele destaca que a melhor forma de liderar, como já sabemos, é pelo exemplo e que os resultados do líder em si deveriam ser mensurados pelo resultado do time que ele lidera e não pela sua atuação individual: “Um Gestor pode fazer seu “próprio” trabalho, seu trabalho individual, muito bem, mas isso não constitui seu output. Se o gestor tiver um grupo de pessoas subordinadas a ele ou um círculo de pessoas influenciadas por ele, seu output deverá ser medido pelo output gerado por seus subordinados e colegas”. Ele é categórico ao afirmar a importância que o gestor tem para o resultado do time e destaca o quão importante é sua influência para os liderados: “Se nosso comportamento no trabalho estiver alinhado com os valores que professamos, isso promove o desenvolvimento de uma cultura compartilhada.”

Motivação e Colocação dos Talentos

“Só pode haver duas razões para uma pessoa não fazer seu trabalho. Ou ela não consegue ou não quer fazer. Ou ela não é capaz ou não está motivada.” Que afirmação importante, um líder deve entender e absorver de várias formas o que seus liderados expressam e deve conduzi-los ao rumo que a empresa precisa, com base no exemplo. Ao mesmo tempo, é dever do líder colocar as pessoas certas nos locais certos e entender suas fontes de motivação de modo a tirar o máximo de cada um.

A Alavancagem nas Tarefas

Uma das contribuições mais notáveis de Grove é a introdução do conceito de “pontos de alavancagem”, atividades onde pequenas quantidades de esforço produzem grandes impactos nos resultados: “Como o trabalho de uma dona de casa, o trabalho de um gestor nunca termina. Há sempre mais tarefas a fazer, mais tarefas que deveriam ser feitas e mais tarefas que poderiam ser feitas. Contudo, ele deve se dedicar a fazer aquelas que gerarão maior alavancagem”. As “alavancagens” vão desde gestão de tempo evitando desperdício com tarefas que geram pequenos outputs até as reuniões um a um para avaliação de desempenho.

O Papel Crucial dos Treinamentos

Segundo o autor, esse tipo de tarefa permite que o gestor consiga melhorar por muito tempo o resultado de um subordinado numa tarefa que requer pouco esforço. Ele também destaca o papel do gestor e a importância da participação dele em treinamentos. Segundo o autor, os treinamentos devem ser realizados de forma muito completa no onboarding dos funcionários mas também devem ter atualizações periódicas tendo em vista a alta alavancagem que consegue gerar no resultado de colaboradores: “Funcionários mal treinados, mesmo que com as melhores intenções, produzem ineficiências, custos desnecessários, clientes insatisfeitos e, por vezes, situações de perigo… O treinamento é uma das atividades de maior alavancagem que um gestor pode realizar”.

A Importância da Gestão Integrada

É muito mais barato para uma empresa treinar e capacitar os funcionários alinhando também a cultura organizacional do que negligenciar esse processo e absorver os riscos e prejuízos que o empirismo geraria para a empresa. Ao fim e ao cabo, o output da empresa é o output de cada líder, que representa o output de cada colaborador. Nesse sentido, cito Peter Drucker em “Administrando para Obter Resultados”: “o que realmente distingue uma empresa forte de uma empresa fraca é principalmente o seu pessoal técnico e profissional, sua força de vendas e assistência técnica, seus gerentes, seu conhecimento, motivação e direção”.

O livro “Gestão de Alta Performance” apesar de escrito há mais de 40 anos, ainda permanece muito atual. É um guia clássico para qualquer pessoa que ocupe uma posição de liderança ou gestão. As lições de Grove são atemporais e nos oferecem insights valiosos para gestão eficaz de uma equipe e como maximizar sua produtividade. Coloco ele como leitura fundamental, na mesma prateleira dos clássicos citados aqui como “Empresas Feitas para Vencer e Administrando para dar Resultados”. Os ensinamentos apresentados por Grove, como a forma de mensuração do resultado de uma equipe e de um líder, a tomada de decisões baseada na alavancagem e, também, sobre a importância do papel do líder, dos treinamentos e das avaliações de desempenho nos resultados da empresa são essenciais para que um gestor possa enfrentar os desafios da liderança no mundo empresarial atual.

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