top of page

Você sabe a diferença entre Gerente de Banco, Assessor de Investimentos e Consultor de Investimento?

Atualizado: 2 de out. de 2023

Hoje em dia, há basicamente 3 formas legais de receber aconselhamento profissional sobre produtos financeiros e muita gente perde dinheiro por não saber a diferença entre: Gerente de Banco, Assessor de Investimentos (Agente Autônomo de Investimentos) e Consultor de Investimentos ou Consultor de Valores Mobiliários (Consultor CVM). Você sabe diferenciá-los? Quais são as características de cada um?


Descubra agora as peculiaridade de cada um deles:

Diferença entre Gerente, Assessor e Consultor

GERENTE DE BANCO


É o mais tradicional e conhecido. É o seu contato junto aos bancos para lhe auxiliar com a conta corrente e conta de investimentos. Nos segmentos de atendimento ao grande público, um mesmo gerente pode ser responsável por atender até 600 clientes, na maior parte das vezes o gerente acaba tendo pouca qualificação e raso conhecimento acerca do mercado financeiro. Além disso, a política dos bancos é oferecer seus próprios produtos, o gerente de certo modo, é uma espécie de "vendedor" dos produtos do banco e, obviamente, o banco o pressiona para vender os produtos que mais geram lucros a eles. O problema nesta história é que estes, geralmente, não são os melhores produtos para o cliente, com altos custos, baixa rentabilidade, gerando um conflito de interesses muito grande. Será que é a melhor forma de você ser aconselhado?


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS ACONSELHAMENTOS ADVINDOS DO GERENTE BANCÁRIO: monomarca, generalista, existência de conflitos de interesses entre o gerente e o cliente, produtos mais caros e de menor potencial de rentabilidade.


ASSESSOR DE INVESTIMENTOS ou AGENTE AUTONOMO DE INVESTIMENTOS


Geralmente ligados a grandes corretoras independentes de investimento, junto com estas, revolucionaram o mercado brasileiro de assessoria, dando acesso ao público em geral a produtos mais variados e com maior rentabilidade que os bancões. Legalmente, o agente autônomo é um captador de clientes e realiza a intermediação entre corretoras e clientes. A legislação não permite que o assessor recomende carteiras de investimentos personalizadas. Eles têm, basicamente, a autorização para captar clientes e vender produtos financeiros. Será que é a melhor forma de você ser aconselhado?

Além disso, outro problema é que muitas propagandas falam que a assessoria é gratuita ou com taxa zero, mas todos sabemos que não existe almoço grátis. A remuneração do assessor não fica clara pro cliente de como funciona e, o pior, ela varia de produto para produto. Será que as indicações que você recebe são as melhores para você ou são as que dão mais comissões para o seu assessor?


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS ACONSELHAMENTOS ADVINDOS DO AGENTE AUTONOMO DE INVESTIMENTOS: multiproduto, existência de conflitos de interesses entre o assessor e o cliente, taxas escondidas (rebates e spreads), comissões elevadas para o assessor, não tem autorização legal para recomendar carteiras personalizadas.


CONSULTOR CVM ou CONSULTOR DE INVESTIMENTOS


Ainda pouco difundido e explorado no Brasil, tem crescimento exponencial no mercado americano e europeu. Aqui no Brasil é regulado pela resolução 19 da CVM. O consultor tem autorização para orientar, recomendar e aconselhar de forma profissional e independente sobre investimentos, sendo que a adoção e implementação das estratégias de investimentos deve ser feita exclusivamente pelos próprios clientes. Além disso, é VEDADO legalmente que o consultor receba qualquer comissão, rebate ou spread nos ativos que recomenda. Ele deve ser única e exclusivamente remunerado pelo próprio cliente que o contratou.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS ACONSELHAMENTOS ADVINDOS DO CONSULTOR CVM: profissional independente, sem conflitos de interesses, trabalha de modo consultivo e personalizado, remuneração do consultor é transparente e é um profissional especialista cuja atuação requer provas certificadoras.


Aqui na MUSA somos consultores financeiros independentes, regulados pela CVM. Temos um time de profissionais qualificados e parceiros estratégicos altamente capazes e, estaremos ao seu lado prestando uma consultoria independente, livres de conflitos de interesse, comissões e taxas escondidas. Afinal, pra gente, a SUA liberdade financeira é o nosso legado.


Quer saber mais sobre o nosso conceito de trabalho? Acesse o link abaixo:

Stefano Tremea

Stefano Tremea, CFP®

Consultor autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Certified Financial Planner (CFP) certificado pela Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar) e habilitado junto à Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-graduado em Planejamento Financeiro e Finanças Comportamentais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).



16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page