top of page

Por que investir?

Atualizado: 2 de out. de 2023


Por que investir?

Saber onde queremos chegar é essencial na hora de tomar decisões de investimento, são os objetivos que vão determinar o prazo e o risco das aplicações. Eles podem ser diversos: constituir reserva de emergência, trocar de carro, comprar uma casa ou apartamento, viajar pro exterior, garantir a faculdade dos filhos ou a sua aposentadoria, e até atingir a liberdade financeira e viver de renda passiva dos investimentos.

Dessa forma podemos definir o tipo de ativo que iremos procurar, renda fixa – baixo risco – ou renda variável – maior risco – e se tem liquidez – carência – ou não. Ao criar uma carteira baseada em cada um dos nossos objetivos e visualizar esses objetivos acabamos dando mais importância para os investimentos e consequentemente nossos gastos do dia a dia.

Com os objetivos traçados, entra em jogo a disciplina para poupar e realizar aportes regulares para o cumprimento desses objetivos, e a paciência para que o mercado entregue o retorno ao longo do tempo.

O Goal Based Investing (GBI) ou investimento por metas permite o planejamento dos investimentos de forma a atingir essas metas, e não apenas investir olhando índices e métricas tradicionais do mercado financeiro – como a maioria dos investidores está acostumado. Para definir esses objetivos o investidor pode utilizar a metodologia SMARTSpecific, Measurable, Attainable, Relevant and Time based:

  • Específico: determinar o objetivo que deseja atingir, comprar carro, viajar, aposentadoria, etc.

  • Mensurável: saber o valor que precisará para atingir esse objetivo, de preferência corrigido pela estimativa da inflação, não queremos chegar no prazo e não pode cumprir esse objetivo, não é mesmo?

  • Alcançável: o objetivo deve ser tangível, de acordo com suas possibilidades e limitações.

  • Relevante: as metas devem ser importantes.

  • Temporal: o prazo do objetivo vai determinar o risco assumido e o valor e a frequência dos aportes.

Você já sentou para pensar sobre seus objetivos futuros, sejam eles de curto, médio ou longo prazo? Sabe quando pretende trocar de carro ou adquirir a casa própria? Qual país deseja visitar, quando e quanto isso vai custar? Já planejou com quantos anos deseja se aposentar e com quanto pretende viver por mês, após a aposentadoria? O planejamento financeiro permite que você atinja todos esses objetivos, desde que sejam traçados de forma realista.

Gustavo Machado, CNPI

Gustavo Machado

Gustavo Machado, CNPI

Consultor autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e analista de investimentos certificado pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais (Apimec). Possui mais de 8 anos de experiência no mercado financeiro.Bacharel em Economia e mestrando pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), alumni da Foundation for Economic Education (FEE) e da Cato University: College of Economics.




27 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page