top of page

Panorama Econômico de Julho de 2022 - Ibovespa cai com risco fiscal e aversão ao risco

O Ibovespa terminou junho com uma queda de 11,50% e iniciou julho também em queda. A aversão ao risco, com o medo de uma possível recessão global empurrou todos os mercados para o vermelho. No início desta semana o dólar alcançou a paridade com o euro pela primeira vez nos últimos 20 anos, comprovando o movimento de “flight to safety” - onde os investidores se posicionam no ativo livre de risco global, os Treasuries americanos - valorizando o dólar em relação às demais moedas.

Além do risco de recessão, a China apresentou crescimento no número de casos de Covid-19 e implantou lockdown em algumas cidades e regiões. Essas questões provocaram uma desvalorização das commodities, especialmente o petróleo e o minério de ferro, afetando diretamente as ações da Vale e da Petrobrás - que representam mais de 20% do Ibovespa.


No Brasil, o risco fiscal voltou à tona com a proposta da PEC Kamikaze, que visa aumentar os benefícios pagos pelo governo, como o Auxílio Brasil e o vale-gás, além da instituição de uma ajuda mensal para caminhoneiros e taxistas. Essa medida eleitoreira coloca em cheque as contas públicas e aumenta a preocupação dos investidores estrangeiros com a situação fiscal do nosso país.


A inflação de junho, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), teve um aumento de 0,67%, sinalizando que a onda de aumentos ainda não está controlada. Com isso, as projeções de aumento da taxa de juros na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que ocorrerá nos dias 2 e 3 de agosto, foram para 0,5% e até 1%. Ou seja, podemos ver uma taxa Selic de 13,75% a.a. ou mesmo 14,25% a.a.

Com todas essas questões em voga, a renda fixa se torna cada vez mais atrativa, com títulos pré-fixados pagando mais de 15% a.a., garantindo bons ganhos aos investidores sem assumir muito risco. Assim, o fluxo negativo e a alta volatilidade da bolsa brasileira deve continuar e até se agravar, considerando que temos eleições em seguida.


Isso quer dizer que devemos liquidar todas as posições e correr pra renda fixa? Claro que não! As quedas trazem excelentes oportunidades de comprar ativos muito descontados, desde que o investidor tenha um horizonte de tempo de longo prazo e siga uma estratégia adequada, sem assumir riscos incondizentes com seu perfil.

Para obter retornos no mercado financeiro precisamos seguir uma estratégia sólida, possuir uma diversificação em várias classes de ativos, realizar aportes recorrentes e controlar as emoções em momentos de queda. Os clientes da Musa Capital contam com nosso apoio em todos os momentos do mercado e seguem uma estratégia sólida. Investimos em títulos públicos, crédito bancário, crédito privado, títulos atrelados à inflação, ações brasileiras, ações no exterior, câmbio e ativos alternativos, como ouro e criptomoedas.

Se você quiser conhecer nossa estratégia de investimento que se mostrou vencedora no longo prazo - mais de 15 anos - e quiser que um consultor analise sua carteira sem compromisso, entre em contato conosco. O serviço de consultoria que antes só era disponível para pessoas com patrimônio superior a 10 milhões de reais, agora é acessível para qualquer investidor.


Aqui na MUSA somos consultores financeiros independentes, regulados pela CVM. Temos um time de profissionais qualificados e parceiros estratégicos altamente capazes e, estaremos ao seu lado prestando uma consultoria independente, livres de conflitos de interesse, comissões e taxas escondidas. Afinal, pra gente, a SUA liberdade financeira é o nosso legado.

O Conteúdo que você acabou de ler faz parte da nossa newsletter mensal, para saber mais sobre o nosso conceito de trabalho e se inscrever em nossa newsletter.

Acesse nosso site no botão abaixo:


Gustavo Machado, CNPI

Consultor autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e analista de investimentos certificado pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais (Apimec). Possui mais de 8 anos de experiência no mercado financeiro. Bacharel em Economia e mestrando pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), alumni da Foundation for Economic Education (FEE) e da Cato University: College of Economics.


5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page