top of page

Conheça os títulos isentos de IR para investir

Apesar da sequência de aumentos de impostos e novas regulamentações criadas pelo governo brasileiro atual, ainda existem títulos de renda fixa isentos de imposto de renda para pessoa física e você pode utilizar isso a seu favor...


Os títulos de renda fixa mais "famosos" nessa modalidade com isenção de IR, são: LCI, LCA, CRI ou CRA...mas, além desses também temos as Debêntures Incentivadas e recentemente tivemos a criação do título LCD (Letra de Crédito do Desenvolvimento), que também terá a isenção de imposto para investidores pessoa física.


*taxas consultadas nas corretoras XP e BTG no dia 02/08/2024, que podem variar ao longo do tempo - não é uma recomendação de investimento.


Veja na imagem acima que existem títulos disponíveis no mercado financeiro com retornos superiores a média dos títulos de renda fixa e com isenção da cobrança do imposto de renda. Vale destacar que as regras mudam para investidores PJ...


Nesse exemplo identificamos títulos pós fixados, ou seja, com rendimento indexado ao CDI e também títulos indexados a inflação, que entregam retorno real ao investidor, como exemplo com rendimento de IPCA + 6,80% ao ano.


Importante destacar que você NÃO pode investir nesses títulos apenas pensando isenção de imposto...é importante analisar o risco do emissor, prazo de vencimento, seus objetivos financeiros e entender como esse ativo se encaixa na sua carteira.


Como funcionam esses títulos?


LCI e LCA são títulos privados (emitidos por instituições financeiras) de renda fixa voltados para a captação de recursos financeiros para projetos nos setores imobiliário e agronegócio. As duas Letras de Crédito são emitidas por instituições financeiras, normalmente bancos e isentas de Imposto de Renda.


CRIs e CRAs são dois tipos diferentes (embora parecidos) de títulos securitizados de renda fixa. E para evitar que as suas dúvidas sigam para além deste parágrafo, saiba que securitizar é o mesmo que transformar créditos a receber – como parcelas de uma venda a prazo ou pagamentos de um financiamento – em títulos que podem ser comprados por investidores e negociados no mercado.


Pense em uma construtora. Cada casa que ela vende só é quitada ao longo de vários anos, conforme os compradores pagam todas as parcelas devidas. Suponha que, para começar seu próximo empreendimento, essa construtora precise levantar recursos. Uma forma de captar dinheiro é “empacotar” os pagamentos futuros que seus clientes ainda farão pelos imóveis que já compraram em um CRI – e vendê-lo no mercado.


Vale destacar que LCI e LCA, por serem ativos emitidos por instituições financeiras, possuem a cobertura do FGC (fundo garantidor de crédito), já o CRI e o CRA e as Debêntures não possuem a garantia, visto que são emitidos por empresas privadas.




Conforme dados da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), em 2023 tais títulos foram os ativos que mais captaram investimentos dentre todas classes de ativos. Isso é comum em momentos de juros altos, mas vemos cada vez mais pessoas buscando investimentos isentos, pois não querem deixar uma parcela do seu rendimento para o leão...


Como funciona a Rentabilidade dos títulos?


Por serem ativos de renda fixa, a rentabilidade pode ser conforme abaixo:


Remuneração prefixada: o investidor já sabe desde o momento em que compra o título o valor da taxa de juros que receberá ao longo do tempo – 10%, 12% ou 13% ao ano, por exemplo. Assim, é possível calcular exatamente a rentabilidade em reais que obterá até o vencimento.


Remuneração pós-fixada: o investidor sabe o indicador que servirá de referência para a remuneração desde o início, que pode ser o CDI (principal índice de rentabilidade da renda fixa) ou a SELIC (taxa básica de juros da economia brasileira), por exemplo. O retorno efetivo da aplicação, no entanto, é desconhecido, pois seguirá a dinâmica das variações do indicador.


Remuneração atrelada à inflação: os títulos nessa categoria têm uma parcela préfixada e outra pós-fixada de rentabilidade. A parcela préfixada assegura uma taxa de juros mínima (como 5% ou 5% ao ano). A pós-fixada é a variação da inflação, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) ou pelo IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado).


Como tomar as melhores decisões de investimento?


1) O primeiro ponto que você precisa ficar atento, é se você vive recebendo ligações do seu gerente ou assessor de investimento, oferecendo "excelentes oportunidades" em renda fixa.


Se isso vem acontecendo, você deve estar sendo atendido por profissionais que atuam no modelo comissionado, e que precisam "te vender" ativos de renda fixa, para alcançar as metas do banco XYZ ou da corretora XPTO.


2) Cuidado com as promessas de retorno...pois possivelmente você vai encontrar CDBs, ou outros títulos de renda fixa com taxas de 120%/130% do CDI ou mais, de instituições financeiras sem grau de investimento, que apresentam riscos acima da média.


Lembre-se sempre que você precisa avaliar a relação risco x retorno dos seus investimentos.


3) Busque investir junto de profissionais qualificados, especialistas de investimentos, que atuam de forma independente das instituições (bancos e corretoras), onde a transparência e foco no cliente imperam.


Dessa forma que atuamos na Musa Capital, seguindo a metodologia de planejamento financeiro 360º, onde o cliente está sempre no centro e buscando as melhores soluções no mercado.




Se você tem dúvidas se sua carteira de investimentos está no caminho certo...


Na Musa Capital, acreditamos que a relação entre consultores e clientes deve ser construída sobre a base do alinhamento de interesses, transparência e confiança. Por isso, nossa consultoria é fundamentada em um modelo de cobrança fixa anual, baseado no patrimônio total do cliente, garantindo que nossas recomendações sejam sempre feitas com o objetivo único de atender aos seus melhores interesses e não em bater metas de bancos ou corretoras. A alocação de ativos deve sempre ser customizada de acordo com o perfil e necessidade individual de cada cliente ou família.


Montar uma carteira de investimentos alinhada ao seu perfil de risco e aos seus objetivos financeiros não é uma tarefa simples. Se deseja entender o seu perfil de forma personalizada e obter o máximo dos seus investimentos com o auxílio de especialistas, conte com os serviços da Musa Capital. Fale com um especialista do nosso time, teremos o maior prazer em lhe ajudar, clique no botão abaixo e fale conosco.


Estamos comprometidos em proporcionar a você uma consultoria financeira de alta qualidade, independente e alinhada aos seus objetivos. Confie na nossa experiência e integridade para guiar seus investimentos de maneira segura e eficiente.

1 visualização0 comentário

Opmerkingen


bottom of page